terça-feira, 12 de junho de 2012


POSSO SER CEGO E SURDO


Há anos atrás a televisão noticiou de duas crianças que foram adotadas. Até aí tudo normal, mas o inquietante é que elas foram devolvidas, quando o casal que as adotou descobriu ser ambas cegas e surdas. Felizmente um casal judeu as adotou quando sua história correu o mundo. O que me inquietou ao ouvir destas crianças foi a pergunta: Como elas vão interagir com o mundo ao seu redor? Como vão saber das coisas? Como vão responder? De que maneira estes pais vão demonstrar amor por elas?
Muitos de nós não somos surdos, não somos cegos e muitas coisas acontecem e nós não vemos e nós não ouvimos. Não falo de coisas que acontecem do outro lado do mundo, mas de fatos que acontecem debaixo de nossas narinas. Eu refiro ao que está na nossa frente e não percebemos. Filhos que se envolvem em drogas, prostituição, alcoolismo e tantas outras atividades bem longe daquilo que seus pais gostariam, e isto tudo debaixo dos olhos do pai. Trapaça, corrupção, mentiras, enganos, somos vítimas de ações maléficas acontecendo na nossa frente e não vemos. A nossa reação é quase sempre a mesma, “não sei como não vi, estava na minha frente, pistas foram dadas o tempo todo e não enxerguei”.
Muitas vezes realmente não vemos, mas em muitos outros nós não queremos ver, não queremos ter consciência, não queremos acreditar naquilo que nossos olhos e nossos ouvidos estão percebendo. Não queremos nos apropriar da verdade que durante todo o tempo está à nossas mãos.
Podemos afirmar que em algum momento da nossa vida uma história nos foi contada, a história de Jesus Cristo. Como ele, Deus assumindo forma humana, veio ao mundo, viveu de maneira extremamente humilde, durante toda a sua vida se empenhou em fazer o bem às pessoas, foi assassinado com o maior requinte de crueldade possível, como resultado de um julgamento injusto e manipulado pelos poderosos da época. O principal desta história, tudo isto por amor, para salvar o homem de seus pecados.
Por mais bonzinho que eu me veja, por natureza eu sou pecador. Ninguém, em toda face da terra, pode afirmar ser limpo de qualquer pecado. Um único pecado que alguém cometeu é o suficiente para condená-lo diante de Deus. Toda dívida deve ser paga, e a dívida do meu pecado e do teu pecado foi paga por Jesus, quando ele morreu lá na cruz a mais de 2000 anos atrás, com o propósito de nos reconciliar com Deus.
Como usufruir do benefício de sua morte? Simples, reconheça o seu pecado, arrependa dele e creia na sua história, creia que quando ele morreu lá na cruz, ele estava assumindo e pagando a tua dívida para com Deus. Creia que uma vez paga, esta dívida não pode mais te afastar do teu Deus. A partir daí busque relacionamento sincero com Ele.  
Para muitas pessoas esta história soa muito estranho, esta questão está muito simples, muito fácil, e muitas vezes a resposta à esta história: eu não creio. Com certeza, você não crê, porque você não vê. É muito simples, muito fácil, muitas vezes contada, mas você não vê, e por isso não crê. Como se diz, “esta debaixo do teu nariz”, mas você não vê, não ouve e não entende. Pode estar acontecendo o que foi descrito na Bíblia, “Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.” (Romanos 11:8). Antes de simplesmente dizer eu não creio, pense, não seria este o teu caso. Antes de se precipitar em dizer eu não creio, eu não quero, não seria sensato levar teu pensamento a Deus e pedir: “Deus, abra os meus olhos para que eu veja, os meus ouvidos para que eu ouça, meu entendimento para que eu entenda esta história que está diante dos meus olhos”?
As crianças do início do texto vão continuar cegas e surdas. Não sei como seus pais adotivos fazem para manifestar amor por elas. Quanto a você, independente da sua cegueira e surdez, Deus já demonstrou Seu amor por você em Jesus Cristo, e isto não é difícil de enxergar. 

Um comentário:

  1. Amigo. É para mim uma honra estar no seu blog, poder ver e ler as belas palavras aqui contidas. Seu blog é uma benção, fiquei maravilhado, seu amor a Jesus nota-se nas palavras escritas, continue a ser esta grande benção, a deixar-se usar pelo grande Oleiro. Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo. Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog e deixar um comentário, e se desejar, mas só se quiser siga, de volta vou retribuir. Deus te abençõe ricamente.
    António Batalha.

    ResponderExcluir