domingo, 2 de janeiro de 2011

BEM MAIS DO QUE FELIZ 2011 ! !



De maneira geral, nosso desejo é que 2011 seja melhor do que 2010. Se 2010 foi bom, desejamos que 2011 seja melhor ainda. Se fomos bons em 2010, nosso desejo é que sejamos ainda melhores em 2011. Se não fomos tão bons, se as coisas não correram tão bem, se não conseguimos ser em 2010 aquilo que desejávamos, com certeza em 2011 seremos melhores, e para isto, às vêzes, as pessoas recorrem aos meios mais variados, que vão de jogar “conchinhas” a consultar estrêlas, de estender as mãos às ciganas a ouvir as previsões dos futurólogos, de comer lentilhas a jogar comida no mar, tudo na expectativa de ter e ser melhor no ano que chegou. Nossa esperança é que ao mudar a folhinha do calendário algo de especial aconteça na nossa vida. Nossa esperança é que esta última folhinha do calendário tenha o “poder mágico” de fazer algo em nós que seja melhor, não importa o que, mas que seja melhor. O simples fato de vermos um número novo no final daquele campo escrito “data” será o suficiente para fazer “o nôvo” em nós. No final da história, é uma oportunidade nova.

No trecho das Sagradas Escrituras que se encontra em II Coríntios 5:17, escrito pelo Apóstolo São Paulo,  lemos o seguinte: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Ele começa esta citação referindo-se ao texto anterior que acabara de escrever, versículo 14, “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto; um morreu por todos; logo, todos morreram.” Paulo reafirma a obra redentora de Cristo, que Ele, por amor, morreu em nosso lugar. Quem deveria morrer pelo pecado era eu, você, cada um de nós. Jesus Cristo assumiu o meu lugar, o teu lugar, logo ele é o meu e o teu representante diante de Deus. Quando Cristo morreu na cruz, para pagar nossos pecados, estávamos morrendo com ele, nós estavamos sendo crucificados naquela cruz, nosso pecado foi pago alí. Nosso homem, do qual não gostamos nem um pouco, com todas as suas más caracteristicas provocadas pelo pecado, estava sendo crucificado ali. O nosso eu egoísta, o nosso eu mau caráter, foi crucificado na cruz com Cristo, ele é nosso representante. A realidade é que Cristo morreu, este é um fato consumado. Em vários pontos da Bíblia somos chamados a crêr neste fato, e a confiar no sacrifício de Cristo em nosso favor, para nos conceder o perdão de nossos pecados.

O fato de confiarmos em Cristo nos confere algo primordial em nossa expectativa por algo novo no ano que chegou: paz interior. Paz interior nada mais é do que aquele anseio por algo que possa apagar de mim aquilo que fiz em algum momento de minha vida e que sinceramente não gostaria de ter feito. Apagar de mim, lavar aquilo que fiz,que não dá para negar e me arrependo tremendamente por ter feito. Tem como voltar atrás? Paz interior, é este fato que anseia todo aquele que sente e sabe que é culpado. O perdão de Cristo traz à nossa vida uma nova dimensão, eu posso olhar para dentro de mim e não sentir mais o peso da culpa. Eu não preciso mais carregar uma consciencia culpada pela má resposta dada ao meu pai, pelo xingamento a alguém no trânsito, pela desonestidade praticada no último negócio do ano, etc, etc, etc. O perdão que Cristo nos concede não nos exíme de voltar a trás e pedir perdão às pessoas, restaurar nossos relacionamentos e pagar nossas dívidas com as pessoas na sociedade. A desejo de Deus ao sacrificar seu Filho na cruz foi de trazer perdão ao meu e ao teu coração dolorido pela culpa diante de Deus, e estabelecer a paz entre Ele e cada um de nós. A nova do Evangelho é, meu pecado foi pago, eu não devo mais, minha consciência está limpa, estou em paz com Deus. Quando Paulo se refere a “estar em Cristo,” em primeiro lugar, ele se refere a confiar no sacrifício de Jesus Cristo por nossos pecados, e se apropriar da paz que Ele traz ao coração.

As Escrituras Sagradas referem-se à um outro aspecto de “estar em Cristo,” sua morte e ressurreição. Conforme o Apóstolo Paulo diz em Romanos capítulo 6, versículos 3 e 4, “ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” Paulo está  nos dizendo que a ressurreição de Cristo faz dele uma nova criatura, uma nova vida. Uma vida antiga se encerra com a morte, uma nova vida começa com a ressurreição. A conversão, caracterizada pelo confiar sincero em Cristo como Salvador, aqui chamada por Paulo como batismo, é a nossa iniciação, traz consigo a identidade com Jesus na sua morte e na sua ressurreição. A conversão nos coloca “em Cristo.” Ele é nosso representante na morte, morreu em nosso lugar. Agora ele é nosso representante na vida, na sua ressurreição. Em outras palavras, o que o Apóstolo Paulo diz é que da mesma forma que Cristo tem uma nova vida, ao ressurgir, nós também temos uma nova vida quando confiarmos nele como Salvador pessoal. 

Voltando à citação do Apóstolo Paulo em II Coríntios, “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Ele diz “se alguém está em Cristo,” esta não é uma afirmação inclusiva, muito pelo contrário, é uma afirmação condicional. Alguns estão em Cristo outros não. Para aqueles que estão em Cristo, as Sagradas Escrituras dizem que há um novo começo, uma nova oportunidade, os meus pecados foram pagos e esquecidos. A oportunidade é nova, as coisas “se fizeram novas.” Jesus Cristo em Sua conversa com Nicodemos faz referencia a esta experiência citada pelo Apóstolo Paulo: “A isto, respondeu Jesus? Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.. . . Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”(João 3:3 e 5).  Jesus de forma alguma está falando de múltiplas incarnações, mas Ele refere-se à experiência única e atual de ser transformado pelo Espírito Santo de Deus, nascer do Espírito, converter. O meu passado não mais me aflige, o que eu tenho diante de mim: uma nova oportunidade, uma nova vida, uma ressurreição. Minha experiência anterior, “as coisas antigas,” foram vividas solitáriamente, andando segundo os meus desejos, fazendo segundo meus julgamentos. A proposta de Deus, em Cristo Jesus, para aqueles que nascerem de novo, uma “nova” vida não mais solitária, mas sob a orientação daquele que mais entende de vida.  Afinal, ele deu a Sua vida para nos proporcionar vida, “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para tenham vida e a tenham em abundância”(João 10:10). A proposta de Deus para nós, “em Cristo,” é: “Para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” Da mesma forma que Jesus Cristo foi ressuscitado pelo poder do Espírito Santo, este mesmo Espírito esteja atuando, hoje, na minha, na tua vida proporcionando uma novidade de vida, totalmente diferente daquilo que já foi experimentado. Como afirmei anteriormente, esta proposta não é inclusiva, é condicional: “se alguém não nascer de novo” e  se alguém está em Cristo.” Este “se” não é meu, mas do próprio Jesus, reafirmado pelo Apóstolo Paulo posteriormente.

Uma nova folhinha pendurada na parede não tem poder de nos garantir um ano diferente do anterior, mas o poder de Deus a nós manifestado através de Jesus Cristo, e plenamente disponibilizado a nós pela ação atual do Espírito Santo pode fazer não só de 2011, mas do restante da tua vida algo não só novo, mas plenamente desejável de ser vivído.

Meu querido amigo, eu não estou escrevendo nada sobre igreja, sobre denominação, sobre filiação religiosa. O que eu escreví acima diz respeito ao teu relacionamento com Aquele que te deu esta vida para viver. Os nossos pecados tem a capacidade de tornar esta vida em “morte,” isto é afastamento de Deus, “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23); “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo”(Efésios 2:4 e 5). Como eu disse acima, eu não estou falando de uma religião, mas sobre tua vida. Pois é, esta é uma oportunidade para começar o ano diferente, começar não só um novo ano mas uma “nova vida.” Se estas palavras, de uma certa forma te trouxeram uma nova perspectiva, converse com Deus e diga a Ele que você aceita o perdão de pecados que Ele te oferece em Jesus Cristo, que você aceita Jesus como teu Salvador, que você quer ser um “alguém” como nos trechos bíblicos citados acima. Pode parecer muito simples, até meio infantil. Como Jesus mesmo disse: “. . . Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” É simples assim, uma conversa pessoal com Deus, e FELIZ NOVA VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário