quarta-feira, 6 de outubro de 2010

UM GUIA MELHOR QUE O QUATRO RODAS OU GPS

Alguns argumentam:Eu não acredito na Bíblia, ela foi escrita por homens.” Podemos dizer: “Por que não? Ela aponta o caminho para o céu.” Automaticamente pode vir a resposta: “Mas, eu não creio em céu!!”
Seja lá o nome que eu queira dar, o fato é que existe um compromisso, um encontro marcado na minha agenda, ao qual, com certeza, não atrasarei, e muito menos faltarei, a minha morte.
Muito embora, muitos tentem, e já tentaram outrora, a partir de suas observações humanas formular hipóteses o fato é: Não sabemos, através de nossas próprias informações, o caminho pós morte.
Neste ponto entra a Bíblia. Ela tem uma função, mostrar o caminho.
Quando eu não sei o caminho, eu tenho três opções:
1 – método das tentativas – experimento os vários caminhos. Problemas: é mais caro, gasta mais tempo, e este corre contra mim, eu não tenho tempo. Posso depois de muito esforço chegar a lugar nenhum, e o tempo esgotou.
2 – posso perguntar para várias pessoas, e seguir por onde eles vão me indicar. Detalhe, vou ter que me arriscar e confiar no que elas falam, vou depender da minha capacidade de julgar se elas são confiáveis ou não, e vou depender de meu perfeito entendimento das informações recebidas. Posso cair nas mãos de alguém que me passe informações trocadas, só por “brincadeira”, e me mandar para um lugar que eu não queira ir.
3 – posso comprar um mapa, ou como estamos n século XXI, um GPS. Você há de concordar comigo que este é o meio mais seguro para me levar ao lugar que eu quero. É certo que dependo de pessoas que se dispuseram a colocar numa folha de papel ou num computador as informações sobre como chegar a algum lugar. Geralmente pessoas que se dão a fazer este trabalho estudam, empenham seu nome, sua credibilidade, seus recursos e sua história disponibilizando estas informações. Para termos certeza de que temos a melhor informação, compramos aquele mapa que tem tradição de confiabilidade, aquele que tem história, que tenha por trás uma equipe ou algum nome que lhe confira confiabilidade. Pessoas que conhecem e já experimentaram o caminho, que me deem informações verdadeiras.
Como todo bom mapa, a Bíblia foi escrita não por um homem, mas por uma equipe. Homens que empenharam suas vidas, seus recursos, sua credibilidade e suas histórias para apontar um caminho, o único, para o céu: Jesus  Cristo.
Ela afirma que Deus, se encarnou, assumiu a forma humana em Jesus  Cristo. Como homem, ele fez aquilo que não podiamos fazer: Pagar a nossa conta, pagar pelos nossos pecados. Essa dívida que nenhum de nós tem condições de estar livre. Na verdade a minha única palavra é: “Eu devo, não nego, e não tenho como pagar.”
Ao morrer na cruz, Jesus  pagou a minha dívida. Este foi o preço, o mecânismo que o próprio Deus estabeleceu para saldar o meu débito com ele. Crer que o sacrifício de Jesus  foi suficiente para pagar o preço do meu pecado é a alternativa que me resta.
Uma vez que o próprio Deus diz que a conta está paga, quem sou eu para discordar? Só me resta crer, e uma vez que a conta está paga, me aproximar de Deus, me relacionar com ele e ter acesso ao céu. Este é o caminho para ir ao encontro marcado com segurança: Crêr que Jesus  Cristo é Deus feito homem, que morreu no meu lugar e com seu sacrifício pagou pelos meus pecados. Assim sendo posso ter confiança e estar em paz com quem entende sobre a minha morte, o próprio Deus.
Como todo bom mapa, a Bíblia não é complicada, este é o seu assunto: Jesus  Cristo. Como o próprio Jesus  disse, o caminho. Disse-lhe Jesus:  Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Evangelho segundo João capítulo 14, versículo 6.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário